Os exercícios na piscina são ideais para preparar a gestante para o parto, promover relaxamento e proporcionar uma boa recuperação após o nascimento do bebê. A hidroginástica é uma das modalidades mais indicadas durante os 9 meses de gestação.
O contato com a água proporciona diversos benefícios para o corpo e a mente da gestante. Ao estar imersa, o corpo sofre menos pressão, o que relaxa o útero e os músculos, alivia a sobrecarga, melhora o equilíbrio e proporciona uma sensação agradável. A respiração correta durante as aulas auxilia na diminuição da ansiedade e no aumento da autoestima.
Os exercícios na água combinam movimentos aeróbicos, fortalecimento muscular e relaxamento, promovendo uma melhor oxigenação do feto, preparando a mãe para o parto e para as transformações do corpo.
Além disso, a hidroginástica facilita a recuperação no pós-parto, ajudando no retorno ao corpo anterior à gravidez. Diminui inchaços, dores nas costas e o ganho excessivo de peso, proporcionando mais disposição.
Geralmente, as gestantes estão liberadas para a prática da hidroginástica após o terceiro mês de gestação. No entanto, é importante que o obstetra libere a gestante para as aulas, garantindo que ela possa praticar durante toda a gravidez com segurança.